UM JAMAICANO QUE FEZ HISTÓRIA

No dia 06/02/1945, na cidade de St. Ann, Jamaica, nascia Robert Nesta Marley O.M., ou, Bob Marley. Gravando deste 1963, somente em 1973 consegui, juntamente com a sua banda, The Wailers, lançar um álbum fora da Jamaica. O álbum era o Catch A Fire e serviu para mostrar ao mundo um ritmo exclusivo da ilha, tornando-o um sucesso internacional e cultuado por uma enorme legião de fãs: o Reggae e, conseqüentemente, o nascimento do primeiro superastro do Terceiro Mundo

Em 1974 Bob lança o LP Natty Dread que trazia o sucesso No Woman No Cry, hit que entrou direto no Top 40 da parada britânica. Este momento marca a radicalização política do discurso social de Marley, que assume cada vez mais o papel de herói popular e líder dos rastafaris.

O sucesso de Bob Marley crescia em escala geométrica, cantando para presidentes e outros líderes mundiais, tendo seus sucessos regravados por artistas já consagrados (Eric Clapton atingiu o primeiro lugar na parada americana com I Shot the Sheriff e Gilberto Gil marcou toda uma geração, reprimida pela ditadura, com sua versão de No Woman No Cry) quando, em 1980 foi diagnosticado um câncer que o levaria a morrer em um hospital de Miami em 11/05/1981.

Seu funeral, uma enorme manifestação popular, contou com a presença do 1º Ministro quanto do líder da oposição do governo Jamaicano. Era a morte de um herói e ele tinha somente 36 anos.